Online Lab MP: Deleuze & Guattari - O anti-Édipo (inscrições até 14/01)
ESTA OPÇÃO É EXCLUSIVAMENTE
PARA O CURSO A DISTÂNCIA
(SOMENTE ONLINE)
Se você deseja se inscrever para
o curso presencial,
Transmissão ONLINE
direto do Lab Mundo Pensante
Duração: 4 aulas, às terças,
de 14/01 a 04/02
Horário: das 20h às 22h
(horário de Brasília)
INSCRIÇÃO PARA O CURSO COMPLETO:
Valor das quatro aulas:
R$ 160,00 no cartão de crédito (com opção de parcelamento em até 12x), débito online ou boleto.
CLIQUE AQUI para se inscrever (até 14/01).
O link exclusivo de cada aula será enviado para o seu e-mail, após a confirmação do pagamento.
* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* Haverá certificado de participação (carga horária de 8 horas).
* A aulas serão transmitidas ao vivo (com opção de perguntas pelo chat) e a gravação do vídeo de cada aula estará disponível com acesso ilimitado durante 30 dias.
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas (com acesso ilimitado e por tempo indeterminado) e material complementar (textos, sugestões de vídeos, etc.).
A primeira obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, "O Anti-Édipo", é marcada por uma nova teoria do desejo e do inconsciente. Como alternativa à representação tradicional do inconsciente (Édipo como dogma), Deleuze & Guattari não dissociam o desejo do processo de uma linha de fuga criadora, traçada pelas máquinas desejantes. Em razão das exigências do mercado, o desejo é separado desse processo, subordinado a um sistema de repressão-recalcamento que o desintensifica. Portanto, o problema clínico e político da teoria de Deleuze & Guattari é devolver ao desejo o processo que o intensifica, permitindo a criação de novos modos de existência.
Aula 1: A interrupção do processo do desejo na atual formação social (axiomatização); neurose, perversão e psicose.
Aula 2: A edipianização psicanalítica; as máquinas desejantes e os seus acoplamentos; o corpo sem órgãos e a sua oposição ao organismo.
Aula 3: A tarefa negativa/destrutiva e a primeira tarefa positiva da esquizoanálise: libertar os órgãos da demasiada organização ao retomar o processo do desejo de produção de intensidades.
Aula 4: A segunda tarefa positiva da esquizoanálise: a identidade de natureza entre as máquinas sociais e as máquinas desejantes, mas com diferença de regime; o investimento libidinal paranoico, reacionário e fascista; o investimento libidinal esquizoide revolucionário.
Dúvidas?
Entre em contato conosco pelo email
AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" e "Singularidades Criadoras". É também autor de livros sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com