Encontro filosófico: Nietzsche e a genealogia da moral, em 23/03/18
Em "Genealogia da moral", Friedrich Nietzsche sublinha a importância do conhecimento das condições e circunstâncias em que os valores morais vigentes surgiram, ou seja, é necessário investigar sob quais condições o homem inventou o “bom” e o “mau”. Essa investigação implica necessariamente alguns conceitos essenciais da filosofia nietzschiana: a relação entre vontade de potência e fisiologia, os valores morais como sintomas de um modo de existir ressentido e a expansão do sentimento de culpa a partir da interpretação sacerdotal do sofrimento. Portanto, culpa e ressentimento são inseparáveis de uma moral que reprime continuamente as forças ativas do homem, impedindo-o de criar novos valores.
* O evento é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.
* Haverá certificado de participação.
* A aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes; na terceira parte, exposição dos conceitos.
* Os participantes receberão por e-mail o áudio da aula.
Data: sexta-feira, 23 de Março de 2018
Horário: das 20h às 22h
Entrada: R$ 40,00
Não é necessário fazer inscrição. O pagamento é feito no local do evento (cartão de débito ou dinheiro), ou opção antecipado no cartão de crédito.
O livro INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DE BERGSON será distribuído gratuitamente aos participantes do evento
_________________________
AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor do livro Singularidades Criadoras. É também autor de livros e artigos sobre a filosofia de Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com