O anti-Édipo em Deleuze & Guattari, com primeira aula gratuita
O vídeo da PRIMEIRA AULA
estará disponível até quinta, 21/01.
A partir de 14/01, durante 9 aulas às quintas, com a primeira aula gratuita, serão expostos os conceitos mais importantes sobre o ANTI-ÉDIPO EM DELEUZE & GUATTARI: as máquinas sociais, as máquinas desejantes e as linhas de fuga criadoras; a neurose, a perversão e a psicose; as tarefas da esquizoanálise e a revolução molecular.
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Valor: R$ 149,00. Opções de pagamento:
1. Via PagSeguro (cartão de crédito, débito online ou boleto), com opção de parcelamento em até 12x no cartão de crédito.
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👉 Inscrição SOMENTE até quinta, 21/01. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas seguintes serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula.
SOBRE O CURSO ONLINE
Duração: 9 aulas, às quintas, de 14/01 a 11/03
Horário: das 20h às 22h30 (exceto a primeira aula, que será das 20h às 22h)
➜ O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
➜ A aulas serão transmitidas ao vivo, com opção de perguntas pelo chat.
➜ Quem não puder assistir ao vivo, não há problema, pois todos os alunos terão acesso ilimitado aos vídeos durante 60 dias, após a transmissão de cada aula (exceto a primeira aula, que estará disponível por 7 dias).
➜ Os alunos terão acesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente) e ao material complementar (textos e sugestões de vídeos).
➜ Cada aula é dividida em quatro partes (exceto a primeira aula, que será dividida em duas partes): na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos por meio do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos alunos por meio do chat.
➜ Haverá certificado de participação com carga horária de 22 horas.
A primeira obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, "O anti-Édipo", é marcada por uma nova teoria do desejo e do inconsciente. Como alternativa à representação tradicional do inconsciente (Édipo como dogma), Deleuze & Guattari não dissociam o desejo do processo de uma linha de fuga criadora, traçada pelas máquinas desejantes. Em razão das exigências do socius, o desejo é separado desse processo, subordinado a um sistema de repressão-recalcamento que o desintensifica. Portanto, o problema clínico e político da teoria de Deleuze & Guattari é devolver ao desejo o processo que o intensifica, criando novos territórios existenciais ou modos de existência.
Aula 1: Apresentação geral do curso (aula gratuita).
Aula 2: As três grandes formações sociais: máquina territorial primitiva (corpo pleno da terra), máquina despótica bárbara (corpo pleno do déspota) e máquina capitalista civilizada (corpo pleno do capital-dinheiro).
Aula 3: Capitalismo e esquizofrenia: a desterritorialização e a descodificação dos fluxos de desejo; Estado e paranoia: a reterritorialização e a axiomatização dos fluxos; distinções entre as terras familiares edipianas da neurose, as terras artificiais da perversão e as terras asilares da psicose.
Aula 4: A edipianização no capitalismo: a privatização familiar e o triângulo pai-mãe-eu; a imagem deslocada da produção desejante como pulsões familiares incestuosas.
Aula 5: A edipianização na psicanálise: o falo transcendente; a aplicação das imagens sociais às pessoas familiares; a identificação neurótica e a interiorização dita normativa; a culpabilização do inconsciente; Édipo como causa das perturbações neuróticas.
Aula 6: O inconsciente produtor sem Édipo: as máquinas desejantes, as sínteses do inconsciente e o corpo sem órgãos; o recalcamento originário do desejo e o recalcamento propriamente dito.
Aula 7: A tarefa negativa/destrutiva da esquizoanálise: desedipianizar o inconsciente; a primeira tarefa positiva da esquizoanálise: "Quais são as suas máquinas desejantes?"
Aula 8: A segunda tarefa positiva da esquizoanálise: todo investimento é molar e social (1ª tese); a distinção entre o investimento pré-consciente de classe ou de interesse e o investimento libidinal inconsciente de desejo ou de grupo (2ª tese).
Aula 9: Continuação da segunda tarefa positiva: todo investimento libidinal do campo social é primeiro em relação aos investimentos familiares (3ª tese); distinção dos dois polos de investimento libidinal social (4ª tese).
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AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" e "Singularidades Criadoras". É também autor de livros sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com