Minicurso: Deleuze & Guattari - O anti-Édipo, em 23/09/23
Data: sábado, 23/09
Horário: das 16h às 19h
Endereço: Clube Redoma - Rua Treze de Maio, 825, Bela Vista, São Paulo (próx. ao Metrô Brigadeiro e São Joaquim).
Entrada: R$ 45,00
Não precisa se inscrever, é só chegar!
Pagamento na porta
Cartão de crédito/débito e dinheiro
➜ É destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.
➜ A aula será dividida em quatro partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes; na terceira parte, comentários de citações selecionadas; na quarta parte, perguntas dos participantes.
➜ Os participantes receberão por e-mail o áudio da aula em até 48 horas após a realização do evento, juntamente com o material complementar (textos, vídeos e bibliografia).
➜ Haverá certificado de participação.
A primeira obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, "O anti-Édipo", é marcada por uma nova teoria do desejo e do inconsciente. Como alternativa à representação tradicional do inconsciente na psicanálise (Édipo como dogma), Deleuze & Guattari não dissociam o desejo do processo de uma linha de fuga criadora que é traçada pelas máquinas desejantes. Em razão das exigências de cada formação social, o desejo é necessariamente separado do seu processo e subordinado a um sistema de repressão-recalcamento que o desintensifica. Portanto, o problema ético-político-clínico da teoria de Deleuze & Guattari é devolver ao desejo o processo que o intensifica por meio de novos acoplamentos ou agenciamentos maquínicos, criando, desse modo, novos territórios existenciais ou modos de existência.