Cinema e pensamento em Deleuze - Curso com primeira aula gratuita

 



A transmissão da PRIMEIRA AULA GRATUITA será na segunda, 23/09, das 20h30 às 22h30. A gravação estará disponível até segunda, 30/09.




A partir de 23/09, durante 13 aulas às segundas, com a primeira aula gratuita, será exposta a classificação deleuziana das imagens e dos signos do cinema no curso Cinema e pensamento em Deleuze.


👉 SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO (ATÉ 30/09) 

Valor: R$ 229,00

Opções de pagamento:

 Via CHAVE PIX 
filosofia@amauriferreira.com 
(Amauri Santos Ferreira)
Envie o comprovante para o e-mail acima
 Via ASAAS no boleto e Pix copia e cola (QR Code) 
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento
 Via ASAAS no cartão de crédito em até 4x de R$ 57,25 sem juros
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento
 Via SYMPLA no cartão de crédito em até 12x com juros, Pix e Nubank
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento


⚠️  Inscrição SOMENTE até às 23h59 de segunda, 30/09. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula. 

 As aulas serão transmitidas ao vivo das 20h30 às 22h30, sempre às segundas, com opção de perguntas pelo chat. As gravações estarão disponíveis aos participantes durante 90 dias (incluindo o vídeo da primeira aula), após a transmissão de cada aula.

💻 O acesso pode ser via telefone celular, desktop (notebook/PC) e tablet. Não é necessário instalar aplicativo. 

📆 A duração do curso é de 13 aulas, de 23/09 a 16/12.

🚻 O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.




🔊 Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente será necessário baixá-los em até 90 dias) e ao material complementar (textos, vídeos e bibliografia).

👨‍🏫 Cada aula será dividida em duas partes: na primeira parte, exposição dos conceitos e exibição dos trechos de alguns filmes citados por Deleuze nos livros "Cinema 1: a imagem-movimento" e "Cinema 2: a imagem-tempo"; na segunda parte, perguntas dos participantes por meio do chat.

📜 Haverá certificado de participação com carga horária de 26 horas.



Os dois livros de Gilles Deleuze sobre o cinema não são sobre a sua história, mas uma classificação das suas imagens e dos seus signos, uma vez que Deleuze buscava respostas no cinema a partir de problemas de filosofia. Os grandes cineastas, segundo ele, pensaram com imagens-movimento (cinema clássico) e imagens-tempo (cinema moderno). A montagem no cinema clássico, com seus cortes racionais entre os planos, está diretamente vinculada com hábitos motores (percepção-reação), havendo apenas a imagem indireta do tempo. Por outro lado, a montagem no cinema moderno, com seus cortes irracionais, realiza uma ruptura com o esquema sensório-motor do cinema clássico, tornando possível a imagem direta do tempo e a conexão do pensamento com uma visão que se libertou da poderosa organização dos clichês.


Aula 1, em 23/09: A imagem-percepção (aula gratuita).

Aula 2, em 30/09: A imagem-afecção. 

Aula 3, em 07/10: A imagem-pulsão.  

Aula 4, em 14/10: A imagem-ação. 

Aula 5, em 21/10: A montagem no cinema clássico e a imagem indireta do tempo.

Aula 6, em 28/10: A imagem-mental e a crise da imagem-ação.

Aula 7, em 04/11: Para além da imagem-movimento: as situações ópticas e sonoras puras.

Aula 8, em 11/11: A civilização do clichê.

Aula 9, em 18/11: A imagem-lembrança e a imagem-sonho.

Aula 10, em 25/11: A imagem-cristal: as pontas de presente e os lençóis de passado. 

Aula 11, em 02/12: O devir como potência do falso.

Aula 12, em 09/12: O pensamento e o cinema.

Aula 13, em 16/12: O ato de fala e a montagem no cinema moderno.



Dúvidas? 
Entre em contato pelo e-mail 




AMAURI FERREIRA é professor, escritor e filósofo. É pesquisador autônomo dos filósofos Epicuro, Baruch Spinoza, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019), "Singularidades Criadoras" (2014), e também de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Para saber mais, visite www.amauriferreira.com




CAIO RESENDE é poeta, letrista, diretor e roteirista, graduado em cinema pela UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Trabalhou na série televisiva ‘Sertão de Dentro’ e no longa-metragem ‘Sertânia’, do cineasta Geraldo Sarno; além disso, fez parte da curadoria do Festival do Filme Insurgente, CINECIPÓ – BH. Como roteirista, trabalhou no filme ‘Tragédia do Tamanduá’ (Cannes, 2011), do diretor George Neri e no longa-metragem ‘Dois Sertões’, selecionado pelo Festival do Rio de 2023, pela Mostra Internacional de São Paulo e vencedor do Prêmio Especial do Júri no Panorama Internacional Coisa de Cinema, filme em que também assina a direção. Em literatura, publicou em meios digitais e impressos, tais como a Germina – Revista de Literatura & Arte – e a revista Veneta. Em 2017, publicou o livro de poemas ‘O outro lado da chuva’, lançado na Casa das Rosas; em 2021, trabalhou no livro ‘Memória, Pensamento e Criação no Cinema Brasileiro’, organizado pelo filósofo Auterives Maciel. Desde 2015, de maneira esporádica, oferece cursos, aulas e palestras sobre cinema e filosofia.


________________________


Acompanhe a programação
pelas redes sociais