As definições dos afetos em Spinoza - Minicurso presencial em 30/11/24
Data: sábado, 30/11
Horário: das 11h30 às 14h
Endereço: Redoma Bixiga - Rua Treze de Maio, 825, Bixiga, São Paulo (próx. ao Metrô Brigadeiro e São Joaquim).
R$ 35,00
Não precisa se inscrever, é só chegar!
Pagamento na porta
Cartão de crédito/débito, Pix e dinheiro
🚻 É destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.
👨🏫 A aula será dividida em quatro partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes; na terceira parte, comentários de citações selecionadas; na quarta parte, perguntas dos participantes.
🔊 Os participantes receberão por e-mail o áudio da aula em até 24 horas após a realização do evento, juntamente com o material complementar.
📜 Haverá certificado de participação.
Para o filósofo Baruch Spinoza, quando a nossa mente não exerce a sua potência de compreender as causas da produção dos afetos, experimentamos afetos passivos que nascem de causas imaginárias, como o amor, o ódio, a esperança, o medo, a inveja, o ciúme, a embriaguez, a vingança, a soberba e muitos outros. Entretanto, quando a nossa mente compreende que não há coisas isoladas na natureza, mas um encadeamento infinito de causas, passamos a organizar os nossos encontros com indivíduos que combinam com a nossa potência. Por efeito, por sermos capazes de fazer isso, experimentamos os afetos ativos de alegria, desejo e amor que derivam da nossa potência de agir e de pensar.