Imaginação, razão e intuição em Spinoza - Minicurso presencial em 10/08/24
Data: sábado, 10/08
Horário: das 11h às 13h30
Endereço: Tapera Taperá - Av. São Luís, 187, Loja 29, 2º andar (Galeria Metrópole), República, São Paulo (entre as estações do metrô República e Anhangabaú)
R$ 35,00
Não precisa se inscrever, é só chegar!
Pagamento na porta
Cartão de crédito/débito e dinheiro
🚻 É destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.
👨🏫 A aula será dividida em quatro partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes; na terceira parte, comentários de citações selecionadas; na quarta parte, perguntas dos participantes.
🔊 Os participantes receberão por e-mail o áudio da aula em até 24 horas após a realização do evento, juntamente com o material complementar.
📜 Haverá certificado de participação.
Segundo Baruch Spinoza, a mente humana é a ideia do corpo, ou seja, ela conhece os efeitos dos outros corpos sobre o nosso corpo (imagens e afetos passivos). Quanto mais o nosso corpo é afetado pelos outros corpos, mais a mente conhece. Entretanto, esse conhecimento é confuso e inadequado quando a mente ainda não compreende a ordem necessária da natureza que produz tudo que existe. Para que a mente possa formar o conhecimento verdadeiro e adequado da natureza, é necessário que o nosso corpo não esteja separado da sua potência de agir. Portanto, quando a nossa mente compreende as concordâncias, diferenças e oposições das coisas (razão), e também as essências das coisas singulares (intuição), experimentamos afetos ativos que surgem da nossa potência de agir e de pensar.