Introdução à esquizoanálise de Deleuze & Guattari - Minicurso presencial em 12/04/25
Data: sábado, 12/04
Horário: das 11h30 às 14h
Endereço: Redoma Bixiga - Rua Treze de Maio, 825, Bixiga, São Paulo (próx. ao Metrô Brigadeiro e São Joaquim).
R$ 35,00
Não precisa se inscrever, é só chegar!
Pagamento na porta
Cartão de crédito/débito, Pix e dinheiro
🚻 É destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.
👨🏫 A aula será dividida em quatro partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes; na terceira parte, comentários de citações selecionadas; na quarta parte, perguntas dos participantes.
🔊 Os participantes receberão por e-mail o áudio da aula em até 24 horas após a realização do evento, juntamente com o material complementar.
📜 Haverá certificado de participação.
Como alternativa à representação tradicional do inconsciente na psicanálise (o complexo de Édipo), Deleuze & Guattari elaboraram um conceito de inconsciente onde não há falta ao desejo, isto é, não há nenhuma transcendência ao processo desejante. Para os dois pensadores franceses, a causa dos sofrimentos neuróticos (e também psicóticos) está na interrupção desse processo em razão das exigências de reprodução econômica da nossa formação social, havendo a captura do desejo (ligando-o à falta) por meio de um sistema de repressão-recalcamento. Diante desse impasse, no conjunto das suas tarefas, a esquizoanálise tem por objetivo devolver, prudentemente, a nossa parte ativa na produção do inconsciente, cujo processo traça linhas de fuga criadoras de novos territórios existenciais.